Taekwondo

Home
C.C.D.B.A
Taekwondo
A.T.E.
Galeria de Fotos
Links/downloads

 

O Taekwondo tem a sua origem na Coreia há mais de dois mil anos e faz parte da cultura deste país. Com o fim da II Guerra Mundial, um grupo de Mestres Coreanos juntou-se para unificar as diversas artes de combate, criando um estilo único de luta com os pés e as mãos a que deram o nome de Tae (pontapear) Kwon (punho) Do (o caminho da arte); no seu conjunto significa “a arte de pontapear e socar”. No princípio dos anos 60, os soldados e a polícia coreana adoptaram a arte na sua formação. A fama desta arte ultrapassaria então fronteiras. O Taekwondo seria conhecido pelas suas técnicas de combate, espectaculares e de elevado grau de dificuldade, cuja técnica de disciplina mental conferia aos seus praticantes enorme auto confiança e elevadas vantagens sobre os seus oponentes. Veio a ser introduzida na Europa por Mestres Coreanos imigrados. Mais de 50 milhões de pessoas em cerca de 160 países praticam actualmente esta arte, e outros países começaram já a desafiar o tradicional domínio da Coreia do Sul em competições internacionais. Em Portugal existem cerca de 14.000 praticantes, encontrando-se em fase acelerada de crescimento, estando organizados na Federação Portuguesa de Taekwondo, instituição de Utilidade Pública.

 

 

bullet

Taekwondo nos Jogos Olímpicos

      Em 1973, o Taekwondo alcança a sua primeira grande realização internacional: O Campeonato do Mundo. Daí para cá tem estabelecido um calendário regular de Campeonatos Nacionais, Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo, além de inúmeros Torneios, que possibilitam aos atletas mais empenhados, estabelecer contactos com outros países e culturas em saudáveis convívios. Tornou-se Modalidade de Demonstração nos Jogos Olímpicos de Seoul em 1988, mantendo o mesmo estatuto em 1992 nos Jogos de Barcelona. Após uma ausência nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, tornou-se uma das duas novas modalidades oficiais nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, juntamente com o Triatlo.

 

 

OS PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO

 

Cortesia (Ye ui)

Cortesia significa respeito, educação, simpatia. Devemos em todos os nossos actos procurar não ofender os outros com palavras ou actos. Acima de tudo devemos de respeitar tudo e todos e, fundamentalmente a nós mesmos. Para isso devemos conhecer-nos primeiro. Sem reflectirmos sobre os nossos objectivos ou sobre o que pretendemos ser como indivíduo em sociedade, nunca nos podemos respeitar e, como consequência, nunca conseguiremos respeitar os outros na sua plenitude .

 

Integridade (Yom chi)

Ser integro é ser honesto. É assumir as nossas falhas como nossos erros e trabalhar para que estes não voltem a acontecer. É não mentir. É dizer as nossas opiniões mesmo que estas sejam contra a maioria. Nunca devemos de abdicar dos nossos princípios em função de outros interesses.

 

Perseverança (In nae)

Força de vontade é sem dúvida uma grande fonte de energia que um praticante de TAEKWONDO deve ter. Ultrapassar com sucesso os diferentes desafios que a vida nos apresenta e atingir todos os nossos objectivos e os objectivos dos grupos a que pertencemos requer muita determinação e muita perseverança.

 

Auto Domínio (JahJeh)

A consciência que cada indivíduo possui de si mesmo e o domínio dos seus actos fazem dele um Homem que vive em sociedade. Possuir a capacidade de se "colocar no lugar do outro" é sem dúvida uma prova de auto domínio. Os nossos actos devem sempre ser ponderados antes de agir e devemos sempre procurar "manter a calma" nos momentos mais difíceis.

 

Espírito Indomável (Baekjool)

Devemos sempre querer mais. Mais cultura, mais amizades, mais TAEKWONDO. Nunca devemos limitar o nosso conhecimento. Com os conhecimentos adquiridos iremos ultrapassar dificuldades maiores, novos desafios e teremos novos resultados. Com todo este novo conhecimento aumentaremos a nossa auto confiança e teremos cada vez mais um maior "BaekJool".

 

Topo da página

 

10-04-2004

© Kiosanim Filipe Filipe
e-mail: taekazeitao@hotmail.com